Um guia para criar uma estratégia de marketing vencedora do Instagram em 2021

etratégia de marketing vencedora do Instagram em 2021

No mundo atual, movido pela mídia, ter uma estratégia de marketing de mídia social sólida é crucial para permitir que você se destaque dos demais. Se você é um grande profissional de marketing de mídia social, já está de olho no Instagram. Enquanto outras plataformas como o Facebook continuam a se esforçar para unir as pessoas compartilhando o que pensam, este gigante da mídia visual se estabeleceu como uma das principais plataformas de marketing de mídia social para marcas.

Com mais de 25 milhões de empresas e mais de um bilhão de usuários em 2021, o Instagram parece um porto seguro para divulgar sua marca. A plataforma também se orgulha de ter mais de 95 milhões de fotos e vídeos enviados todos os dias, tornando-se um dos gigantes de mídia social mais populares. Como você pode ver, esses números são enormes.

Independentemente do seu público – com base na idade, sexo, localização, etc., você com certeza os alcançará no Instagram. Mas surge a pergunta principal, com todo o barulho no Instagram, como você pode fazer com que a voz da sua empresa seja ouvida? Como você garante que suas postagens atinjam seu público-alvo? Sua resposta está em estabelecer uma estratégia de marketing matadora para o Instagram.

Este artigo o levará por tudo o que você precisa saber sobre a criação de uma estratégia de marketing sólida no Instagram em 2021 para impulsionar seu negócio ainda mais.

Entendendo os algoritmos do Instagram

Antes de começar a criar e investir em uma campanha de marketing do Instagram, seria prudente primeiro entender como ela funciona. O sempre misterioso algoritmo do Instagram foi introduzido em 2016. A gigante da mídia visual anunciou que iria substituir o feed cronológico por um algoritmo.

De acordo com o Instagram, o aumento da popularidade do aplicativo tornou muito mais desafiador continuar a acompanhar todas as fotos e vídeos postados diariamente. Eles tiveram que mudar os algoritmos de como as postagens apareceriam nos feeds das pessoas, pois uma média de 70% dos usuários perderam seus feeds importantes quando eram exibidos em ordem cronológica.

À luz dessas revelações, os novos algoritmos teoricamente ajudariam os usuários a ver postagens mais relacionáveis ​​em seus feeds. Este novo recurso foi respondido com uma reação nada alegre dos usuários, já que agora existem vários fatores que afetam os feeds baseados em algoritmos, como quanto engajamento uma postagem recebe ou quanto tempo alguém gasta olhando para sua postagem.

Resumindo, ter suas postagens com uma classificação mais elevada nos feeds do Instagram não é uma tarefa impossível. Tudo que você precisa é uma estratégia de marketing sólida que você deve executar para o último. Há muitos fatores que você precisa considerar ao criar uma estratégia de marketing no Instagram. Não se preocupe se você for novo nisso, pois você pode aprendê-los facilmente fazendo cursos online em algumas das melhores plataformas de aprendizagem da Internet.

Para começar, aqui estão as melhores estratégias de marketing do Instagram a serem seguidas em 2021:

  1. Defina metas e objetivos claros

A primeira coisa a fazer antes de embarcar em qualquer projeto é indicar todas as suas metas e objetivos. O que você deseja ganhar com o marketing de mídia social? Dependendo da natureza do seu negócio, você deve sempre se esforçar para chegar a metas “realistas”. Algumas das metas de negócios mais populares para verificar incluem:

  • Aumentar o conhecimento da marca – isso significa ter seu nome divulgado e se tornar uma autoridade em seu nicho. Lembre-se de que criar consciência de marca não significa necessariamente publicar mensagens promocionais. Você também deve enfatizar as postagens que mostram sua personalidade e valores.
  • Aumente o seu público – expandir o seu público implica apresentar novas pessoas à sua página do Instagram e, em última análise, à sua marca. Aqui está um guia do compraseguidores.com.br, que o ajudará a aumentar seus seguidores no Instagram.
  • Gere leads – ter muitos seguidores em suas plataformas de mídia social não garante automaticamente que eles comprem de você. Estratégias, como marketing por e-mail e geração de leads usando as ferramentas de localização de e-mail do Instagram são alguns exemplos de métodos eficazes para transformar os visitantes da página em leads.
  • Direcione tráfego para seu site – se você está focado em obter mais tráfego gerado para seu site, as mídias sociais podem fazer isso acontecer.
  1. Determine o seu público

Quem você está tentando alcançar usando o marketing do Instagram? Ajudaria se você soubesse quem é a maioria das pessoas no aplicativo e se elas estariam interessadas no que você deseja comercializar. Depois de entender seus dados demográficos, você pode ir mais longe para entender mais sobre eles – para permitir que você faça a curadoria de conteúdo relevante para eles. Algumas das coisas que você também precisa verificar são:

  • Quais hashtags eles gostam de seguir?
  • Por que eles seguem marcas como a sua no Instagram?
  • Quais concorrentes eles estão seguindo e por quê?

A pesquisa de público leva um pouco mais de tempo, mas é crucial para identificar sua estratégia de marketing no Instagram.

  1. Analise o conteúdo do concorrente

Além de determinar quem é seu público-alvo, você também deve reservar algum tempo para analisar sua concorrência. Lembre-se de que vocês dois terão como alvo as mesmas pessoas, então seria ideal dar uma olhada e ver o que eles fazem para manter seus níveis de engajamento altos. Se você vir um setor em que eles estão indo bem, métodos de dispositivos que podem ajudá-lo a se tornar melhor. Algumas das coisas a serem consideradas incluem:

  • Como são seus níveis de engajamento?
  • Eles respondem aos comentários – e em caso afirmativo, como?
  • Quais hashtags eles usam e seguem?
  • Que tipo de perguntas seus seguidores estão fazendo?
  • Que tipo de conteúdo eles mais usam?
  • Eles têm uma frase de chamariz convincente?
  1. Crie uma estratégia de conteúdo

Outra parte crucial que define sua estratégia de marketing é identificar o que você gostaria de publicar em sua conta do Instagram (e em que horas e intervalos). A criação de conteúdo consome uma quantidade considerável de recursos da empresa, então você quer fazer tudo certo. O marketing do Instagram exige que você publique conteúdo como fotos, vídeos, histórias e conteúdo gerado pelo usuário. Você pode considerar o uso de táticas de marketing do Instagram, como:

  • Concursos e brindes
  • Marketing de influência
  • Postagens de carrossel
  • Colaborações.

Tudo isso é feito sem deixar de garantir que seu feed seja esteticamente agradável.

Outra parte importante da estratégia de conteúdo é criar um calendário de conteúdo. Depois de saber o que postar, você deve, a partir daí, considerar quando postar. Planeje seu calendário com antecedência, levando em consideração os principais anúncios, feriados e quaisquer ofertas pré-planejadas.

  1. Acompanhe o seu progresso

O bom do marketing do Instagram é que você sempre pode testar, aprender e otimizar seu conteúdo. Não adianta perder mais tempo criando e postando conteúdo no qual ninguém está interessado. Portanto, acompanhar seu progresso é uma parte vital de sua estratégia de marketing no Instagram. Você pode usar a análise de rastreamento embutida para verificar seu número médio de visitantes, quanto engajamento suas postagens receberam, quais postagens têm melhor desempenho do que outras, etc.

Por meio da análise do Instagram, você não apenas aprenderá qual tipo de conteúdo seu público mais apreciaria, mas também saberá os melhores horários para interagir com eles, entendendo seus dados demográficos, como localização e idade, pois isso permitirá que você faça a curadoria de ofertas e postagens direcionadas no futuro.

Conclusão

Existem muitas outras maneiras de criar uma estratégia de marketing vencedora no Instagram em 2021. No entanto, essas cinco dicas irão ajudá-lo a começar, levando-o a uma classificação mais elevada enquanto se estabelece como uma autoridade. Boa sorte na criação de sua estratégia de marketing.

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